Periodização do treinamento de forca. A pior coisa que tu possa desejar.

Meio chocante o titulo né querido leitor? Profissionais de Educação Física, PhDs, instituições academicas sempre ressaltam a importancia da periodização do treinamento de força e inclusive o título do TCC de minha graduação foi justamente “a importancia da periodização no treinamento resistido”, chega até ser irônico agora. Rs

Mas com o passar do tempo, estudando, analisando e aprendendo vamos entendendo melhor as coisas, acredito que assim seja na vida como um todo.

Primeiro temos que definir que treinamento significa um processo de acumulo de uma adaptação especifica em mente, em que utilizamos certos exercícios e uma sequencia de sessões de treino para nos direcionarmos a essa adaptação que temos em mente, sem esse processo nos apenas nos exercitamos ou fazemos uma atividade física, ou seja, apenas elevamos a temperatura corporal, o metabolismo, transpiramos e gastamos algumas calorias simplesmente pelo exercício em si não existindo nenhuma adaptação especifica em mente. Já força, mais especificamente força muscular, significa a capacidade dos nossos musculos de exercerem força (F=m*a, Força é igual a massa vezes a aceleração) contra uma resistência externa. Essa força provida pelos musculos fazem com o que nossos ossos se movimentem no espaço em torno das articulação e assim produzem movimento. Invariavelmente o Treinamento de Força visa justamente o incremento da produção de força muscular, ou seja, a capacidade de nossos musculos de exercerem força contra uma resistencia externa, o treinamento de força visa o acumulo dessa adaptação especifica ao longo do tempo.

A periodização do treinamento é uma organização de periodos especificos onde para periodo tem suas caracteristicas visando um incremento da performance ao final do programa de treinamento, é uma estrategia complexa adequada a individuos que NECESSITAM dessa complexidade e que só conseguem ter ganhos minimos depois de varias e varias e varias e varias semanas. Já ouviu falar na frase “quanto mais treinado menos treinavel”? Pois bem, essa frase se encaixa bem com a ideia de periodização do treinamento de força, porque quanto mais dificil de conseguir uma adaptação mais complexo tem que ser o treinamento e mais organizado pensando em longo prazo ele deve ser.

O mais interessante é que a imensa maioria das pessoas simplesmente não necessita de periodização do treinamento alguma, porque o limiar de rompimento de homeostase para induzir a adaptação não é suficientemente alto para necessitar disso. Em poucas palavras apenas os individuos avançados no treinamento realmente necessitam de periodização, eles precisam treinar duro inumeras sessões seguidas para melhorarem pouca coisa em um futuro distante, ser um avançado é uma droga, pergunte para qualquer atleta de alto nível se eles gostariam que os seus ganhos fossem iguais a quando ele era iniciante? Eles andam praticamente com uma faca no pescoço para terem frações de melhoras.

Uma pessoa que não é avançada ser colocada em uma periodização é uma perda de tempo enorme, mas periodizar da um ar mais sexy e intelectual. Entretanto complexidade desnecessaria é uma perda de tempo. Imagine só que tu tenhas 7 laranjas para cortar e tu tens uma faca ao seu lado pronta para uso, mas em vez de usa-la brilhantemente tu pegas um material bruto de ferro, o derrete, coloca em um molde de faca, modela, espera esfriar, fixa o metal a um cabo de madeira, afia essa nova faca e depois disso tudo tu cortas uma laranja e repete o mesmo processo antes de cortar cada uma das outras 6. Que perda de tempo né? Toda essa trabalheira se tu podias fazer algo mais simples e ter mais resultado em um menor tempo. É exatamente isso o que acontece quando um iniciante é colocado em uma periodização, ou seja, em um programa avançado de treinamento. PERDA DE TEMPO.

Descubras quem tu sejas hoje, simplifique ao máximo o processo de treinamento e adicione complexidade de acordo com a demanda. Não perca tempo e use a faca que esta ao seu lado para cortar as laranjas para poder aproveita-las.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora